(41) 3319-2789 - 9 9975-0597
Tudo que você precisa saber sobre o que é engenharia civil
Construtora Renova

Tudo que você precisa saber sobre o que é engenharia civil

O que é Engenharia Civil, entretanto podemos afirmar que é uma das principais profissões responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade.

A Engenharia Civil é o curso de uma especialidade dentro da engenharia que aborda a criação e execução de projetos de infraestrutura, assim como sua manutenção, visando o bem estar da sociedade. Apesar da imagem do engenheiro civil ser diretamente ligada a construção de prédios, pontes, viadutos a Engenharia Civil abrange muitos mais ramos, como o estudo de solos, materiais e recursos prediais.

 

Engenharia Civil Definida

Engenharia Civil é uma das principais profissões responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade. É a disciplina especializada na prática de projetar, construir e melhorar a infraestrutura.

Está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas como: pontes, usinas, barragens, túneis, ferrovias, dentre outras. Também é função dela garantir a inspeção, a análise e a manutenção para preservação das estruturas construídas.

A principal área de atuação da engenharia civil é a construção civil.

 

ENGENHARIA CIVIL 15 coisas que apenas engenheiros civis sabem

Engenheiros civis são planejadores e designers, ou fazem pesquisas no campo. Seu trabalho pode ser no setor público ou privado, onde você se concentrará em projetar e manter construções como prédios ou até mesmo suprimentos de água. Você encontrará melhores maneiras de construí-los e supervisionar os projetos. Ou talvez você queira educar os outros em engenharia ou fazer trabalhos de consultoria? Essas são oportunidades dessa categoria.

 

Responsabilidades da Engenharia Civil:

Análise

Você pode usar suas habilidades para olhar para o futuro? A formação de um engenheiro civil prepara-o para analisar e prever possíveis efeitos a longo prazo da construção. Durante a fase de planejamento, mapas, relatórios, testes de solo, testes de produtos e muito mais devem ser analisados. Isso implica recursos como a força das fundações, que é vital para projetos de construção seguros e bem-sucedidos.

O plano está alinhado com os regulamentos legais e o que a análise de risco lhe diz para mudar? As melhores opções, recursos e ferramentas devem ser encontradas.

 

Plano

Todos os seus dados são usados ​​para construir planos de longo prazo e projetar marcos práticos para garantir o sucesso. Felizmente, estamos no século 21 , onde o software de design ajuda você a acertar. Até mesmo algo tão complexo quanto um sistema hidráulico pode ser projetado e seu software ajudará você a atender aos padrões e regulamentos do setor.

Estimativa

Há um aspecto contábil no trabalho também. A estimativa de custos – construção, mão de obra, recursos e mais – ajuda a determinar orçamentos, mas também a viabilidade de projetos.

Relatório

O trabalho de um engenheiro civil afeta muitas pessoas e o meio ambiente. Portanto, reportar ao público sobre essas questões é vital.

Administração em Engenharia Civil

Depois que toda a sua pesquisa estiver concluída, você ainda deve obter permissão para prosseguir. Você assinará e entregará a documentação às autoridades para obter autorizações antes que o trabalho possa começar.

Parceiro

Nenhum engenheiro trabalha sozinho e raramente em privacidade. O trabalho é complexo. Você precisa fazer parceria com outros profissionaisda engenharia civil para garantir o resultado certo.

Gerir

Precipuamente o formado em Engenharia Civil precisa de habilidades organizacionais para esse trabalho. Pode-se esperar que você supervisione um local de trabalho ou gerencie um processo de reparo em um edifício existente. Com essa habilidade, você pode até mesmo preencher o papel de gestor da cidade, onde a segurança em todos os locais de trabalho da cidade será um grande foco.

 

Aplicativos exclusivos para engenharia civil

Você está interessado em algo único? Que tal investir suas habilidades para melhorar o mundo? A energia renovável é uma palavra da moda no momento e é engenheiros civis que lideram o caminho com projetos de grande escala com componentes fotovoltaicos ou de energia solar . Eles garantem que os projetos estejam alinhados com as expectativas dos governos.

 

Engenheiros de construção

Durante qualquer projeto de construção, alguém deve assumir a responsabilidade pelo planejamento, pela segurança do local, pela qualidade das estruturas temporárias, pela comunicação com a equipe e pelo gerenciamento de tempo e orçamentos. Todos esses aspectos são tratados por engenheiros civis.

 

Serviços de engenharia empregam 48% dos engenheiros civis

 

-Os governos empregam 25%. Isso exclui educação, saúde e serviços postais.

 

Construção de edifícios não residenciais requer 6% destes engenheiros

 

Atribuições do engenheiro civil

O engenheiro civil pode trabalhar em diversos segmentos do mercado, inclusive no exterior. Confira todas as áreas nas quais o engenheiro civil pode atuar de acordo com o Decreto nº 23.569 de 11 de Dezembro de 1933:

 

Trabalhos topográficos e geodésicos;

Estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de edifícios, estradas, obras de captação e abastecimento de água, de drenagem e irrigação, aproveitamento de energia e dos trabalhos relativos às máquinas e fábricas, portos, rio, canais, saneamento urbano e rural;

Projeto, direção e fiscalização dos serviços de urbanismo;

Perícias e arbitramentos.

Vai construir ou reformar? Chame a Renova Construtora e Engenharia! Clique Aqui

Fechar Menu