Tendências na engenharia civil 2020

 

A cada ano novidades são acrescentadas à esse mercado, seja para diferenciar ou aumentar as competências. Por isso, acompanhar as novas tendências é imprescindível para qualquer pessoa que deseja oferecer algo novo aos clientes.

 

Máquinas, materiais, técnicas, entre outros, tem grandes avanços com a tecnologia, a qual se aperfeiçoa a cada dia. Proporcionam diminuição de custos, horas de trabalho, construções mais sustentáveis e rápidas.

Mas afinal, quais são as novas atualizações para o mercado?

Tecnologia e automação

A inteligência artificial veio com tudo. Paredes e encaixe de blocos são construídos através de máquinas para evitar desperdício. Deixando a tecnologia guiar a confecção, evitando acidentes com operários e entregando cada vez mais rápido ao cliente final.

Além de todas as vantagens já apresentadas, os robôs têm um nível de erro na construção do material baixíssimo, o que gera economia na produção e consequentemente aos clientes. Outra automação que começa ganhar força, são os softwares de gestão. Já percebeu como é complicado compartilhar em tempo real o que acontece na obra? Foi por esse problema, que foi criado plataformas e aplicativos que permitem compartilhamento em tempo real do que acontece no projeto. Com isso, as falhas na comunicação serão extintas, consequentemente, erros antes cometidos não aconteceram mais. Facilidade ao gerir, desde a equipe operacional até a de desenvolvimento, será maior.

Sustentabilidade

Aproveitamento de matérias primas e reutilização de materiais para construção de edifícios sustentáveis, são inovações para engenharia civil nesse ano. Um exemplo disso, é a reciclagem de concreto.

Esses investimentos em inovações sustentáveis além de trazer um retorno para o próprio projeto, agrega uma responsabilidade social por meio da empresa ou autônomo. A geração de energia ganhou lugar na vida os empreendedores, também como: captação e armazenamento de água pluvial para utilização em jardins, banheiros e lavanderias; telhados verdes como solução termoacústica; claraboias para iluminação natural e economia de energia; jardins verticais que auxiliam a regular a temperatura interna; tijolos ecológicos feitos com materiais recicláveis e baixo consumo de água, entre outros.

Colaborar com o meio ambiente vai ser primordial a cada ano, para melhorarmos nosso ecossistema.

UX (user experience)

As tecnologias avançam, junto a elas, os usuários se tornam cada dia mais exigentes. É a partir dessa visão que na engenharia civil essa tendência surgiu. Só um orçamento não mais suficiente, os clientes querem realmente ver como vai ficar o projeto. É nessa perspectiva que a realidade aumenta entra. Mostrar cada detalhe ao cliente de como ficaria, ter uma assistência técnica á seu dispor para dúvidas, gerando confiança e visão do projeto futuramente.

Click e confira mais sobre o assunto.

Open chat